quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tic's, o que será o novo?







Nesta noite na aula da Professora Conceição Varela, apresentamos o trabalho sobre as novas tecnologias da Informação e comunicação que são utilizadas em sala de aula.
O grupo composto por mim, Daniel Roney da Silva, Rivânia Freire da costa, Manoel Jácome Sarmento Junior e Robson Felix Fonseca fez uma visita na Escola Municipal Almerinda Bezerra Furtado, 258, Natal/RN e analisamos o uso das técnologias aplicadas na aprendizagem dos alunos.
Observamos em nossas pesquisas que as escolas públicas ainda não fazem totalmente uso da informática na formação de seus alunos. Muitas escolas tem um laboratório, porém falta nos profesores, principalmente os mais antigos, as técnicas necessárias para aplicação deste recurso nas aulas ministradas nas instituições.
Por isso, é muito comum o uso das salas de video e de leitura como tecnologias de informação, afim de trazer para dentro da escola questões que estejam ocorrendo no mundo e que possam ser trabalhadas nesta fase do ensino básico. Como por exemplo as questões ambientais e políticas.Podemos constatar que a sala de vídeo é muito bem quista pelos alunos, e que através dos filmes expostos nela, os professores trabalham valores morais e a interdisciplinaridade de maneira criativa e envolvente.
Já na sala de leitura o professor precisa ter paciência e bom ânimo para levar o aluno a gostar do ato de ler; precisa preparar um ambiente acolhedor e usar obras que os cativem e divirta. Visto que a escola é na maioria das vezes o único ambiente em que estes alunos recebem um incentivo a leitura.
Observamos que mesmo com as contínuas evoluções da tecnologia de informação trabalhadas em sala de aula, o método tradicional de educação ainda continua evidente nas atividades aplicadas.

Fizemos um relatório da visita na escola, fotografamos as salas, fizemos questionamentos e entregamos para as Professoras Márcia Portela e Conceição Varela.

Um comentário:

Conceição disse...

Aproveito para comentar não só o seu grupo, pois já o fizemos em sala, mas gostaria de dizer q a estratégia de seminários temáticos me deixou satisfeita c as aprendizagens da turma. Acredito q qdo colhemos informações na prática, podemos perceber com muito mais clareza e organização como as coisas de fato, são. É essa a realidade da nossa educação, de fato!
Tenho certeza q vc aprendeu bastante... Sucesso sempre e obrigada por compartilhar suas aprendizagens comigo,
abraços
Conceição Varella