segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

11/11/2008

O video de Moacir Gadotti e Ângela Antunes exibido na sala de aula pela Professora Conceição Varela, exclareceu alguns fatos da vida e método de educar do grande Paulo Freire.
Nascido em 19 de setembro de 1924 em Recife Pernambuco, aprendeu a escrever em baixo de uma árvore, por causa de algumas dificuldades que passou ainda criança teve que interromper por um período os seus estudos, mas aos 16 anos voltou a estudar e aos 23 anos passa a trabalhar como Professor. Paulo Freire observou a importância de usar a Linguagem Popular na sala de aula. Pois apartir dos diálogos que tinha com as pessoas, ia criando seus métodos para ensinar. Sabia que o jovem e o adulto já tem um conhecimento, e que apartir deste conhecimento se pode aprender mais. Trabalhou instigando a curiosidade nos alunos e não ignorava a história de vida de cada um. A matéria tem que fazer sentido na vida deles.
Segundo Paulo F. o professor deve ser o profissional que orienta, ajuda, é animador e organizador das Idéias.
Sem sombra de dúvida, em um País subdesenvolvido como o nosso, o método Paulo Freire se encaixa muito bem na sala de aula. Pois nem todos dispõe dos mesmos matériais para estudar.

Um comentário:

Unknown disse...

Penso q não tenha sido a falta de materias q provoucou a reflexão sobre a teoria de P FREIRE, mas sua concepção de educação!! Como disse Gadotti no vídeo "Paulo Freire era muito epidérmico!" Ele sentia a educação através da PELE. Particularmente acho fantástico esse comentário.