quarta-feira, 26 de novembro de 2008

08/10/2008

Nesta noite na aula da Professora Márcia Portela houve uma troca de informações sobre a elaboração dos portfólios e também foi entregue uma folha com orientações para a sua criação. Logo após começamos a explorar o texto dos Dez fatores para a qualidade da educação para todos no século XXI (texto em espanhol), escrito por Cecília Braslavsky. Nos foi solicitado um resumo. O meu foi o seguinte:

1,4. A liderança dos administradores e controladores.

RESUMO: Este tema aborda o processo de liderança e administração do sistema educacional. Como pode-se dizer, são os administradores com suas características específicas que gerem as escolas, dentre elas, três são importantes destacarmos: a primeira características é de ordem subjetiva. Este é o valor dado ao papel que dá forma aos estabelecimentos educacionais. A segunda pode ser definida com a capacidade da liderança para construir respeito à criação com um todo, mas também para cada um dos grupos e dos indivíduos que a compõem. Com relação a terceira, citamos a liderança para "construir eficácia", ou seja, que cada um dos grupos de pessoas sente e passam a contribuir de um modo de acordo com suas próprias experiências para que o estabelecimento escolar seja feito de uma forma aceitável na relação com o investimento pessoal em tempo e energia, para que possa obter bons benefícios em prol do procurado. O texto relata que os gerentes e supervisores dos sistemas educacionais precisam estar aliados a qualidade da educação no sentido global e as parcerias com a comunidade, as famílias, as empresas, os meios de comunicação, ou seja, toda a sociedade, para que possa ter suas escolas com bons dirigentes, com bons administradores, com bons coordenadores, enfim, com todas as pessoas que fazem parte do gerenciamento escolar gerenciando de forma eficiente para o progresso da educação.

Palavras Chaves: Administração.Características.Escolas.Educação.Parcerias.

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