quarta-feira, 19 de novembro de 2008

17/09/2008


Hoje a Professora Márcia Portela nos entregou uma tabela que falava sobre as tendências pedagógicas, e nos pediu para que respondêssemos a tabela de acordo com o que era pedido.
Demos inicio falando sobre a pedagogia Liberal Tradicional, vimos que ela preocupa-se com a universalização do conhecimento. O treino intensivo, a repetição e a memorização são as formas pelas quais o professor, elemento principal desse processo, transmite o acervo de informações aos seus alunos. Estes são agentes passivos aos quais não é permitida nenhuma forma de manifestação. Os conteúdos são verdades absolutas, separadas da vivência dos alunos e de sua realidade social. O chato é saber que esse método de educar é ainda o mais convêncional nas escolas brasileiras.
Chego à conclusão que para existir uma mudança na qualidade de vida das pessoas no Brasil é necessário alterar o método de ensino de muitas escolas públicas de nosso País. Hoje infelizmente a educação pública só prepara o cidadão para ser proletário. E a distância entre o rico e o pobre acaba ficando maior, desencadeando cada vez mais contrastes na evolução da socidade.

Nenhum comentário: