quarta-feira, 19 de novembro de 2008

22/08/2008



Nesta noite assisti à palestra do Professor Lemuel Rodrigues da Silva no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) da Fundação José Augusto, ele falou sobre a história de Virgulino Lampião e alguns mitos criados sobre a vida deste canganceiro.
O palestrante me fez refletir sobre a imagem criada ao longo dos anos sobre este "Robin Hood". Hoje pude ver que existiu um lado de lampião um tanto quanto político. Na verdade de solidário ele não tinha nada e acabou construindo com sangue dos outros a sua história no Brasil.
Lampião viveu num tempo de muita violência, em que se matava por questões de terra e brigava-se pelo poder político. Isso mostra a grande semelhança com o que acontece nos nossos dias e que podemos ver na Tv, Jornais, Rádios e Internet. As vezes reflito na hipocrisia de uma parte da população brasileira que adora e até glorifica a história deste homem, enquanto àqueles que lutaram contra os crimes praticados pelo bando de Lampião simplesmente foram esquecídos.
Mas tambem somente criticar não é justo, o governo acabou explorando a imagem de lampião e ao matarem boa parte do grupo, com uma atitude que hoje podemos dizer desnecessária, decapitaram as cabeças de todos. E como um símbolo de glória ao governo saíram exibindo por boa parte do Nordeste a cabeça dos bandidos. Isso é vergonhoso.
A história de lampião já gerou telenovelas, filmes, peças e livros. É bom lembrarmos que a maioria destes trabalhos exaltam a imagem de Lampião, sempre enchendo de glamour o "herói bandido".
A verdade é que lampião ainda é um símbolo do Nordeste. Talvez por sempre ter se mostrado um homem determinado e valente, que numca desistiu do que queria. Se é herói ou bandido eu não sei. Mas com certeza é um Mito!
Logo após a palestra, assistí uma peça de Teatro com o tema Lampião no Oeste (UNP ENCENA), que por sinal foi muito boa. Esta noite foi muito reflexiva.



Nenhum comentário: