domingo, 23 de novembro de 2008

30/09/2008

Hoje na aula da Professora Marcia Portela assistimos o filme chamado Nenhum a menos, do cineasta Zhang Yimou, nele foi mostrada a experiência de uma garota chamada WEI MINZHI que foi lecionar em uma escola como professora substituta do professor GAO, numa aldeia do interior da China. Essa menina chegou até lá porque a mulher do então professor, adoeceu e ele teve que ficar de licença durante um mês, por isso foi necessária esta mudança de professores.
WEI MINZHI teve que ficar na escola com péssimas condições estruturais e além do mais sem recompensa financeira pelo seu trabalho. No inicio ela se mostrou tímida e sem iniciativas durante as aulas, mas depois foi pegando jeito e começou a trocar experiências com as crianças.
No período que a escola estava na responsabilidade da garota, mesmo fazendo de tudo para que as crianças não se ausentassem das aulas, acabou sendo retirada por outras pessoas duas crianças da sala de aula, isso fez com que ela fosse atrás de uma delas e passasse por várias situações difíceis até encontrá-la.
Com a ajuda dos próprios alunos ela consegue viajar para a cidade que ZHANG HUIK estava (um dos dois alunos que se auxentaram da escola), e lá saiu em sua busca incessante.
Depois de muitas tentativas para encontrar Zhang Huike, um presidente de uma emissora de TV fica sabendo da história da professora e decide ajudá-la a encontrar o garoto. Após participar de um programa na TV, ela encontra o menino e recebe ajuda dos telespectadores. Na volta para a escola a alegria de todos é notório, pois além dela ter conseguido trazer o aluno de volta, as doações que foram feitas mudam o roteiro daquela aldeia e todas as crianças passam a ter condições melhores para estudar.

Nenhum comentário: